Loading...

sábado, 3 de julho de 2010

Anatomia Vegetal



A área da botânica que estuda os tecidos vegetais é chamada anatomia vegetal. Os tecidos são o conjunto de células e substâncias extra-celulares (matriz extra-celular) com estrutura e/ou função características.

As plantas são, basicamente, seres autótrofos fotossintetizantes. Porém, há uma grande diversidade em seus modos de vida, logo, as especializações das células, tanto em diferentes partes do corpo de uma planta como em diferentes plantas, é vista nos tecidos vegetais.

Dividimos os tecidos vegetais em dois grandes grupos, com subdivisões:
à Meristemáticos: responsáveis pelo crescimento e formação dos demais tecidos da planta, formados por células pequenas e indiferenciadas.

- Meristemas primários: responsáveis pelo crescimento longitudinal da planta. São três, e cada um origina um tecido permanente: protoderme – epiderme; meristema fundamental – tecidos fundamentais; e procâmbio – tecidos vasculares primários. Localizam-se no ápice dos caules e das raízes, onde ocorrem inúmeras divisões celulares capaze de gerar o crescimento do vegetal.
- Meristemas secundários: responsáveis pelo crescimento em espessura, são formados por desdiferenciação de células adultas. São dois tipos: o felogênio – produz o súber, ou cortiça, e a feloderme; e câmbio interfascicular – produz xilema


e floema secundários. Localizam-se em forma de cilindro ao longo dos caules e ramos.
à Permanentes: são diferenciados.
- Tecidos de revestimento: epiderme – possui estrutturas como uma camada de cutícula, tricomas, acúleos, pêlos e estômatos; e súber.
- Tecidos fundamentais:Parênquima – pode ser de preenchimento, clorofiliano, de reserva; Colênquima – tecido de sustentação formado pro células vivas; Esclerênquima – tecido de sustentação formado pro célular mortas e com a parede mais rígida.
- Tecidos vasculares: xilema – transporta a seiva bruta e é composto por células mortas; floema – transporta a seiva elaborada e é composto por células vivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário